Em 24 de abril de 1995, a TV Globo exibia o primeiro episódio da série teen ‘Malhação’, que se perpetuou na grade da emissora por mais de duas décadas. Com temporadas marcantes, como a de 1999, 2004, 2011 e 2018, os novos diretores de entretenimento do canal decidiram colocar um fim na produção responsável por revelar grandes talentos, como Sophie Charlotte, Caio Castro, dentre outros.
Antes da pandemia, a nova temporada não só estrearia esse ano, como também, o elenco já estava completamente definido. A vigésima oitava temporada, com roteiro de Eduardo e Marcos Carvalho, e direção de Paulo Silvestrini, teria como cenário principal a ‘pior escola do país’, todavia, não irá mais sair do papel.
Em decorrência do coronavírus, a TV Globo optou por reprises e, agora, está exibindo ‘Malhação: Sonhos’, de 2014, que também foi sucesso absoluto. A nova grade será divulgada assim que a temporada em exibição chegar ao fim, ou seja, eles não realizarão cortes na reprise atual. Acima de tudo, pode ser que a versão cancelada tenha algum tipo de futuro nos próximos anos, entretanto, a emissora preferiu não revelar o destino da produção.
Nas redes sociais, os internautas se dividiram ao opinar sobre o fim definitivo de ‘Malhação’. Enquanto alguns lamentaram, outros foram enfáticos em dizer que as histórias não rendiam mais como anteriormente. “Finalmente colocaram um fim, a Globo não saía da zona de conforto”, afirmou um usuário do twitter. “É uma pena, a série sempre abordou temas pertinentes e necessários perante a sociedade”, escreveu outro, descontente.
‘Malhação’ cumpriu seu papel, mas há um fim para tudo que, um dia, começa
Em outras palavras, toda produção televisiva deixa saudades nos corações de alguns, e alívio na mente de outros, pois é impossível uma obra agradar 100% do público. Pelos corredores da emissora, rolam boatos de que irão inaugurar um novo ‘Vale a Pena Ver de Novo’, no início da tarde, para alavancar a audiência do canal no horário.
A novela ‘Alma Gêmea’, grande sucesso da década de 2000, é a mais cotada para inaugurar o formato, que será exclusivo para exibição de novelas das dezoito horas. ‘Malhação’ teve vida longa dentro da emissora, contudo, não há mais espaço para ela. Como ponto de decisão, novos talentos não estavam sendo revelados com frequência, diferentemente do que acontecia há alguns anos.
Ao longo das temporadas, o enredo foi mudando sua linguagem para se encaixar nos assuntos mais atuais da época em questão. Tudo começou dentro de uma academia, por isso o título. Entretanto, logo o colégio ‘Múltipla Escolha’ se tornou o cenário protagonista, onde diversas tramas e desdobramentos aconteciam ali.
Mocotó, Natasha, Cabeção, Maumau e Dona Wilma, são alguns dos personagens lembrados até os dias de hoje! O fato é que ‘Malhação’ cumpriu sua missão, e agora dará espaço para uma nova programação, afinal, a TV precisa de respiro.
Para continuar por dentro de tudo que acontece no universo do cinema e das séries, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!