‘Matrix Ressurrections’: sinopse revela detalhes INÉDITOS sobre o filme

A nostalgia pode ser um grande diferencial, mas se não dosada, prejudicará o lançamento.

Quanto mais a estreia se aproxima, mais os fãs ficam ansiosos esperando por ‘Matrix Ressurrections’, principalmente após a Warner Bros divulgar a sinopse oficial do filme. Acima de tudo, a história apresentará um ambiente semelhante ao que já conhecemos, entretanto, de cabeça para baixo. Ou seja, isso significa que Thomas Anderson estará (outra vez) dentro da ‘Matrix’, mas sem lembrar de seu passado. Confira:

“Em um mundo de duas realidades, o cotidiano e o que está por trás dele, Thomas Anderson terá que optar por seguir o coelho branco mais uma vez. A escolha, embora seja uma ilusão, ainda é a única forma de entrar ou sair da Matrix. Agora, está mais forte, mais segura e mais perigosa do que nunca”.

Cartaz de Matrix Ressurrections.
Pôster não-oficial. (Imagem: Divulgação)

Keanu Reeves, Carrie-Ann Moss, Jada Pinkett-Smith e Daniel Bernhardt estarão de volta. Em contrapartida, atores como Priyanka Chopra, Yahya Abdul-Mateen II, Christina Ricci e Neil Patrick Harris darão as caras pela primeira vez.

Muito antes de ‘Matrix Ressurrections’, o primeiro filme da franquia estreou em 1999, aclamado mundialmente, sobretudo, por conta dos efeitos visuais. Logo de cara já arrematou quatro estatuaetas do Oscar e arrecadou 463 milhões de dólares nas bilheterias (EUA e mercado internacional). Em 2003, ‘Matrix: Reloaded’ e ‘Matrix: Revolutions’ chegaram aos cinemas e não decepcionaram, em outras palavras, a trilogia fez a Warner lucrar alto em torno de 1.6 bilhão de dólares.

O sentimento de nostalgia pode atrapalhar ‘Matrix Ressurrections’?

Logo que o primeiro trailer foi divulgado, trouxe aos espectadores mais perguntas que respostas. Todavia, a maior delas é: como será o enredo e como ele continuará com o que foi mostrado na trilogia? Bom, a primeira parte desse questionamento já foi respondida através da sinopse de ‘Matrix Ressurrections’, porém, a segunda ainda permanece em mistério.

A partir desse ponto, surge o risco de que tudo que os longas anteriores apresentaram e concluíram, possa representar ao público algo já visto. Sendo assim, há uma possibilidade do filme abandonar qualquer sensação de evolução em prol da nostalgia, com elementos que remetem à trilogia tão aclamada pela crítica e fãs.

Cena que aparece no trailer.
Uma das cenas do filme. (Imagem: Divulgação/ Warner Bos)

No artigo ‘Backward glances: The cultural and industrial uses of nostalgia in 2010s Hollywood cinema’, de Matthew Cooper, ele explica em outras palavras sobre o sentimento nostálgico que as produções abordam. “Para Davis e Jameson, esses filmes correspondem às ansiedades culturais da era predecessora (os levantes sociais dos anos 60) e da severa crise pós-moderna de historicidade e mudanças nas formas de representatividade. Nas décadas desde então, as assim chamadas ondas de nostalgia podem ter fluído e refluído…”.

Contudo, nos últimos anos algo mudou na percepção do público, e elementos nostálgicos não são mais vistos como algo positivo para a grande maioria. ‘Matrix Ressurrections’ nos trará a resposta: pertence a um tributo pessoal e sentimental diante uma trilogia que marcou gerações, ou vai entregar a mesma história com sutis distinções para que se passe por um novo capítulo? Descobriremos a partir de 22 de dezembro.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no cinema? Acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também