Não há como negar que o natal é a data comemorativa mais aguardada do ano, afinal, durante o dia 25 de dezembro deixamos que diversos sentimentos desabrochem dentro de nós. Acima de tudo, a família se reúne, troca presentes, come muito e segue todos os clichês possíveis, mas que nunca saem de moda. Entretanto, nem sempre os filmes dessa época são fofos ou cativantes, pois alguns nos apresentam o natal de modo diferente, como ‘Perigo Próximo’.
A trama acontece um dia antes do natal, onde conhecemos a babá Ashley, que ao invés de ter uma noite tranquila de trabalho, vive o maior pesadelo de sua vida. Em outras palavras, o destino não foi bonzinho com ela na hora de lhe entregar um presente. A princípio, tudo estava ocorrendo normalmente, até que intrusos invadem a residência onde ela e um garoto de apenas 12 anos se encontram. Todavia, as coisas ficam mais sinistras ainda quando passa a descobrir a real motivação dos criminosos.
Quando chegou ao público em 2016, as críticas em torno de ‘Perigo Próximo’ surpreenderam, tanto por parte dos especialistas, quanto por parte dos espectadores em geral. No Rotten Tomatoes, o longa teve uma taxa de 89% de aprovação e uma classificação média de 6,9/10. O consenso da plataforma de análises diz: “Levado por seu jovem elenco carismático, ‘Better Watch Out’ (o título em inglês) é um filme de terror adoravelmente sinistro de férias”. No Metacritic, alcançou uma pontuação média ponderada de 67 de 100 com base em 13 críticas, indicando “críticas geralmente favoráveis”.
Nem todas as críticas de ‘Perigo Próximo’ foram positivas
Luke Buckmaster, do famoso jornal ‘Te Guardian’, elogiou o elenco e deu ao filme 4 estrelas. Em contrapartida, Simon Abrams do ‘Roger Ebert’, não se sentiu envolvido ao assistir ‘Perigo Próximo’. “‘Better Watch Out’ é uma sessão enfurecedora porque exige que você invista no bullying programático de um certo tipo de personagem e, em seguida, torça por esse mesmo tipo de ação, pois ele desafia as expectativas e se recusa a ser esmurrado até o esquecimento”.
Sendo assim, com a aceitação do público, um ano após seu lançamento recebeu indicação ao prêmio ‘Saturn Awards’ na categoria ‘Melhor Filme de Terror’. Obviamente, houveram comparações com o clássico ‘Esqueceram de Mim’, pois ambas as produções apresentam semelhanças: pais que não estão em casa, invasores e luta entre mocinhos x vilões. Entretanto, enquanto o longa protagonizado por Macaulay Culkin se firma na comédia, ‘Perigo Próximo’ usa e abusa do terror.
Sobretudo, é importante destacar que há uma grande reviravolta do meio pro final, que muda completamente o que o público pensa em relação à trama. Então, já pensou curtir o natal assistindo um filme que foge completamente dos clichês dessa data?
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo do cinema, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!