‘Não Olhe Para Cima’ é o filme certo na hora errada. Saiba o porquê!

Elenco estelar ajuda a alfinetar líderes taxados como 'negacionistas'.

Estamos enfrentando momentos difíceis, em que um dos maiores problemas não está no coronavírus, mas sim nas pessoas. Acima de tudo, pode-se afirmar que as coisas iriam melhorar rapidamente se a sociedade caminhasse junta em prol de um único propósito, entretanto, não é isso que acontece e o novo lançamento da Netflix, ‘Não Olhe Para Cima’, deixa tal fato evidente.

O título estreou no streaming com a proposta de alfinetar os negacionistas e exaltar a ciência, em uma época em que os papeis parecem estar invertidos. Ou seja, deveria ser o filme certo na hora certa, todavia o longa não só mira no absurdo, como ultrapassa os limites do aceitável. A história nos apresenta dois cientistas encarando uma ameaça com potencial para destruir o planeta, enquanto a presidente dos Estados Unidos finge que nada está acontecendo.

O diretor Adam McKay, de grandes sucessos como ‘A Grande Aposta’ e ‘Vice’, agora errou a mão e entregou aos espectadores um filme confuso, sem graça e que já nasce velho. Em outras palavras, pode-se afirmar que ‘Não Olhe Para Cima’ é uma sentença de morte para qualquer tipo de comédia. Contudo, há um esforço para que as coisas fiquem nos eixos, a começar pelo elenco estelar.

DiCaprio e Lawrence em uma das cenas de Não Olhe Para Cima.
Os protagonistas tentando alertar o mundo. (Imagem: Reprodução/ Netflix)

Vamos começar por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, ela é uma candidata a doutorado e ele um cientista maluco. Ela descobre um corpo celeste em rota de colisão com a Terra, ele confirma a descoberta. Ela entra em pânico, ele também. A princípio, ambos decidem alertar as autoridades e chegam até a presidente dos EUA, personagem interpretada por Meryl Streep, que faz pouco caso da informação.

A data de estreia talvez seja o maior problema de ‘Não Olhe Para Cima’

Sendo assim, os protagonistas vão aos programas de TV, onde mais uma vez são taxados de alarmistas e ouvem piadas desagradáveis. Entretanto, o cometa não para de se aproximar do Planeta. Além dos nomes já citados, o longa traz em seu elenco outras estrelas, como Rob Morgan, Tyler Perry e Cate Blanchett. Mark Rylance, por sua vez, interpreta um bilionário meio Steve Jobs, meio Elon Musk. Sobretudo, vale destacar que Timothée Chalamet também está na trama, dando vida a um moleque sem noção alguma.

Personagem de Meryl Streep discursando em palanque.
Meryl Streep na pele da presidente negacionista. (Imagem: Reprodução Netflix)

Talvez o maior problema de ‘Não Olhe Para Cima’ seja o tempo, ao que tudo indica ele estreou cedo demais, ou tarde demais. Não é um alerta, pois já sabemos como o mundo se encontra, porém, também não é uma reflexão, já que ainda estamos no meio de uma pandemia, o que faz o enredo soar como ultrapassado. É preciso ter bastante cuidado ao criticar ou alfinetar algo, a obra cumpre sua missão de defender pontos baseando-se na ciência, mas peca em não apresentar nenhum ‘a mais’ que justifique seu lançamento em um momento importuno.

Então, acha que ‘Não Olhe Para Cima’ deixou de atingir as expectativas? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também