Uma das personagens mais aclamadas do cinema, a ‘Viúva Negra’, interpretada por Scarlett Johansson, faz sucesso entre os fãs da Marvel Comics desde sua primeira aparição nas histórias em quadrinhos, em abril de 1964.
Como todos sabem, mais tarde ela foi apresentada nos filmes da MCU pela primeira vez nas telas como uma espiã russa, antagonista do Homem de Ferro, em ‘Homem de Ferro 2’, que teve sua estreia em 2010. Na história, Natasha Romanoff, como a Viúva Negra também é conhecida, fugiu para os Estados Unidos, tornando-se uma agente da S.H.I.E.L.D. e membro dos Vingadores.
O protagonismo e a estreia
Depois nove participações em filmes da MCU, incluindo o consagrado ‘Vingadores: Ultimado’, a personagem finalmente ganhou seu próprio filme. A linha temporal dos acontecimentos do novo enredo se passa entre os filmes ‘Capitão América: Guerra Civil’ e ‘Vingadores: Guerra Infinita’, mostrando o desenvolvimento de Natasha após o rompimento com os Vingadores. Além disso, pelo fato de não conhecer totalmente suas origens e ter sido treinada desde a infância para ser uma assassina, no filme, a protagonista está lutando por conta própria e acaba descobrindo quais pendências deixou para trás quando decidiu se juntar à S.H.I.E.L.D e, por isso, tem um importante desafio para cumprir.
Previsto originalmente para estrear em maio de 2020, ‘Viúva Negra’ teve que ser adiado por conta da pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacina e redução dos casos mais graves e óbitos, o mundo foi se adequando ao “novo normal” e, então, os cinemas foram reabertos. Dessa forma, após meses de ansiedade para o tão aguardado filme, o lançamento foi marcado para 9 de julho.
A polêmica envolvendo o lançamento
A expectativa para acompanhar mais da história de Natasha nas telas dos cinemas era alta, principalmente considerando o fenômeno da personagem e a longa espera.
Entretanto, a estratégia adotada pela Disney+ de lançar o filme na plataforma de streaming e nos cinemas ao mesmo tempo trouxe benefícios apenas para os serviços Disney. Isso ocorre porque, com a estreia simultânea, consequentemente, o valor que seria arrecadado por Scarlett Johansson nas bilheterias foi reduzido.
Na tentativa de aumentar a visibilidade da plataforma aproveitando o lançamento duplo de filmes durante a pandemia do Corona vírus, a Disney+ cobrou o valor de R $69,90 para os assinantes que desejaram assistir o filme em casa. Ou seja, além dos planos de assinatura, a marca iria faturar ainda mais, minimizando os lucros da atriz, que é peça fundamental na produção. Inclusive, a Disney chegou a anunciar que Viúva Negra conseguiu arrecadar o valor de US$ 60 milhões contando somente com as compras dentro da plataforma no primeiro fim de semana após a estreia.
O processo e a atitude desesperada da Disney
Com o prejuízo significativo, Scarlett Johansson processou a Disney, no dia 28/07, alegando a quebra de contrato da empresa ao realizar o lançamento duplo. De acordo com o processo movido pela atriz, o objetivo da Disney é direcionar o público para a plataforma e aumentar a receita e a base de assinantes, além de desvalorizar o acordo entre as partes.
Após a notícia do processo, os executivos da empresa, insatisfeitos com a medida, decidiram soltar uma nota desmerecendo a reivindicação da atriz. Em um feito inédito, decidiram expor seu salário de US$ 20 milhões para estrelar o filme e consideraram o processo “triste” e um desrespeito às vítimas da pandemia.
Agora, Scarlett Johansson luta na justiça, de forma honesta, para obter seus direitos e ter seu trabalho valorizado.