‘Titanic’: Jack realmente existiu ou foi uma invenção de Rose?

Muitas polêmicas ainda cercam o clássico, mesmo duas décadas após o lançamento.

Não há como negar que grandes tragédias dominam o mundo desde os primórdios da humanidade, e muitas delas chamam atenção dos estúdios de cinema. Há inúmeras produções que retratam nas telinhas os dramas vividos por pessoas reais, como ‘Titanic’. Acima de tudo, a obra se tornou um clássico e até hoje é considerada um dos melhores filmes de todos os tempos, entretanto, tudo que existe ali, de fato, aconteceu?

Sem dúvidas, há diversos questionamentos em torno das cenas, ou seja, os espectadores não acreditam que todos os momentos presentes na sequência foram reais. A princípio, logo no começo do longa de James Cameron, a mãe de Rose olha para a grande embarcação e diz: ‘então este e o navio que todos dizem ser à prova de naufrágio’.

De antemão, os estudiosos afirmam que este pode ser um dos maiores mitos em torno do ‘Titanic’. “Não é verdade que todos pensavam assim. É um mito retrospectivo que torna a história mais interessante. Se um homem construísse um navio à prova de naufrágio seria como Prometeu roubando o fogo dos deuses (…) e faria sentido que Deus teria tanta raiva desta afronta a ponto de afundar o navio em sua primeira viagem”, avalia Richard Howells, do Kings College, de Londres.

Jack e Rose, os protagonistas de Titanic.
O amor proibido entre Jack e Rose.(Imagem Divulgação)

Nem todo personagem merecia o título de ‘herói’

Sobretudo, há outro fator importante que também causa controversa: a morte do capitão Smith. De acordo com informações, ele supostamente negligenciou avisos sobre gelo na rota, e não diminuiu a velocidade. Todavia, ainda é considerado herói! “Ele sabia quantos passageiros e quantos espaços havia em cada bote salva-vidas dentro do ‘Titanic’ e permitiu que eles fossem lançados ao mar com apenas metade da capacidade preenchida”, diz Louden-Brown, que rejeita os retratos romantizados do papel de Smith na tragédia.

“A narrativa relembra o capitão como tendo tido uma morte heroica. Estátuas foram erguidas em sua memória. Houve muitos cartões portais produzidos e histórias de que ele teria nadado com uma criança em seus braços dizendo ‘boa sorte camaradas, cuidem-se’ (…) nada disso aconteceu”, diz Louden-Brown, da Sociedade Histórica do Titanic. Em outras palavras, Smith não é aquele homem que vemos no filme.

Bernard Hill deu vida ao controverso personagem.
Smith não deveria ser visto como ‘bom homem’. (Imagem: Reprodução)

Afinal, Jack esteve no ‘Titanic’ ou não?

Acima de tudo, o maior questionamento do longa se refere a Jack, será que ele realmente existiu na vida real? Uma forte teoria aponta que não! Nas cenas do clássico de 1997, Rose está desgostosa com a vida e tenta se matar, mas o protagonista de DiCaprio aparece e a salva. Entretanto, pode ser que a voz interior da jovem a impediu de fazer aquilo, onde na produção decidiram personifica-la.

Existe outra evidência que apoia tal teoria, sobre Jack nunca ter embarcado no ‘Titanic’. “Eu nem sequer tenho uma foto dele. Agora ele só existe em minha memória”, diz Rose já senhorinha, em uma das cenas finais do filme. Em contrapartida, não poderíamos esquecer de mencionar a madeira no mar: faz todo sentido Rose não deixa-lo subir na porta, afinal, nunca esteve ali.

Então, nunca saberemos as reais situações daquele fatídico abril de 1912. Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streaming, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também