Roteiro de ‘Corra!’ é eleito o melhor do século XXI. Você concorda?

Títulos como 'Procurando Nemo' e 'Bastardos Inglórios' também aparecem na listagem.

A indústria do cinema sempre está inovando em suas produções. Acima de tudo, busca levar aos espectadores histórias incríveis, que prendam a atenção e ofereçam algo a mais, como reflexão sobre determinado assunto. Então, quando um título consegue fazer isso, se torna memorável, assim como ‘Corra’, o novo clássico de terror de Jordan Peele. O longa traz um enredo envolvente e assustador, onde usa elementos de suspense para apontar o racismo evidente. Em outras palavras, fugiu dos clichês em torno do assunto.

Como resposta para um trabalho primoroso, a produção acaba de receber o título de ‘melhor roteiro do século XXI’, oferecido pelo Sindicato dos Roteiristas da América. “Conforme votado pelos membros do Sindicato, a lista dos 101 maiores roteiros do século 21 (até agora) é uma celebração dos grandes escritores e roteiros dos últimos 21 anos e um estudo de como a escrita para a tela evoluiu e se diversificou desde o século 20. ‘Corra!’ levou a melhor”, disse Aaron Mendelsohn, presidente do Comitê de Publicidade e Marketing do sindicato.

Cartaz de divulgação na época do lançamento de Corra! no Brasil.
Cartaz promocional na época do lançamento no Brasil. A princípio, o filme já havia estourado no mundo. (Imagem: Divulgação)

Sendo assim, houve uma seleção dentre os filmes das últimas duas décadas, onde diversos pontos foram colocados em pauta antes da decisão. De antemão, é importante frisar que o título ‘Cidade de Deus’ aparece na 70º posição, o único brasileiro do ranking.

Confira o TOP 15 selecionado

  1. Corra! (2017), por Jordan Peele
  2. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), por Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth
  3. A Rede Social (2010), por Aaron Sorkin
  4. Parasita (2019), por Bong Joon Ho e Han Jin Won
  5. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), por Joel Coen e Ethan Coen
  6. Moonlight: Sob a Luz do Luar, por Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney
  7. Sangue Negro (2007), por Paul Thomas Anderson
  8. Bastardos Inglórios (2009), por Quentin Tarantino
  9. Quase Famosos (2000), por Cameron Crowe
  10. Memento (2000), por Christopher Nolan
  11. Adaptação. (2002), por Charlie Kaufman e Donald Kaufman
  12. Missão Madrinha de Casamento (2011), por Annie Mumulo & Kristen Wiig
  13. O Segredo de Brokeback Mountain (2005), por Larry McMurtry e Diana Ossana
  14. Os Excêntricos Tenenbaums (2001), por Wes Anderson e Owen Wilson
  15. Sideways – Entre Umas e Outras (2004), por Alexander Payne e Jim Taylor
Elenco de 'Quase Famosos', que também aparece no ranking.
‘Quase Famosos’ também ocupou posição de destaque no ranking. (Imagem: Divulgação/ Vice.US)

‘Corra!’ fugiu do clichê ao explorar assuntos importantes

Sobretudo, outros sucessos também aparecem dentre os escolhidos, como ‘Procurando Nemo’, de 2003, em 60º lugar, ‘Pantera Negra’, em 57º e ‘O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel’, em 76º. A princípio, o último título da listagem é ‘O Lado Bom da Vida’, de 2012, que também traz uma narrativa envolvente e faz o público refletir.

Não há como negar que ‘Corra!’ surpreendeu o mundo inteiro por meio de seu enredo bem amarrado, reviravoltas surpreendentes e desfecho chocante. Ou seja, a obra reuniu elementos essenciais para que pudesse se tornar um fenômeno! Deixando o drama de lado, o horror tomou conta das cenas, afinal, o racismo é e sempre será um dos maiores vilões da humanidade, alimentado pelos próprios indivíduos.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também