‘O Dilema das Redes’: Netflix disponibiliza documentário gratuitamente no Youtube

Lançado no ano passado, o streaming quer alertar os internautas sobre os perigos ocultos da internet.

Quem é que nunca estava conversando sobre algo e, de repente, abriu uma página na internet e viu um anúncio exatamente daquele tema? ‘O Dilema das Redes’ é um documentário importante para que possamos entender como a tecnologia invade nossa privacidade e prevê o comportamento humano.

O documentário é de 2020, onde reúne ex-funcionários de grandes empresas do ramo, como Twitter, Google e Facebook. Com 01h34m de duração, há um debate importante (e necessário) sobre os perigos causados pelas redes sociais, acima de tudo, tocando em assuntos sensíveis da atualidade, como a polarização política.

Cena do documentário.
Somos manipulados pelas redes sociais. (Imagem: Divulgação/ Netflix)

‘O Dilema das Redes’ apresenta depoimentos reais de quem já esteve do outro lado, como Tristan Harris, ex-designer do Google, e Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook. De antemão, as inovações tecnológicas abrem margens para incríveis possibilidades, que se contrapõem com a falta de regulamentação dessas mídias.

O vício nas redes sociais é um tema antigo, todavia, ‘O Dilema das Redes’ mostra como cada elemento das plataformas foi pensado para que as pessoas viciem. Sendo assim, a cor, a organização das informações e outras características fazem com que passemos mais tempo olhando para o celular.

Por que a Netflix disponibilizou ‘O Dilema das Redes’ gratuitamente?

Por parte dos espectadores, a aceitação em torno do documentário é praticamente unânime, o público rasga elogios à produção, que serve como um alerta. “’O Dilema das Redes’ chega na mídia atual, sobretudo, para abrir os olhos de muita gente sobre o que realmente está por trás do negócio bilionário das redes sociais – amplamente utilizadas como forma de criar e manter laços sociais à distância – e do Google, que aparentemente é apenas uma ferramenta de buscas e de aplicativos online…

… O que era, até então, desconhecido pela grande massa se trata não só da estrutura de captação de inúmeros dados pessoais, mas também sobre conhecer os diversos gostos, pensamentos, ideologias e padrões de personalidade de cada usuário das redes, bem como em quais grupos sociais se encaixa”, afirmou um internauta.

“É notório que com o avanço das tecnologias, a internet permitiu o acesso à informação, política, dentre outros”, concluiu outro.

O que você pode não saber, é que o documentário está disponível gratuitamente no Youtube. ‘O Dilema das Redes’ ainda apresenta dados alarmantes, que só confirmam o porquê de sua ‘existência’ ser completamente necessária nos dias de hoje.

Dados que caminham de encontro com a proposta de O Dilema das Redes.
Dados sobre o uso da internet no mundo. (Imagem: Divulgação/ Decode)

Mesmo sendo um documentário com estreia no ano passado, é atemporal e constantemente evidencia como o avanço das mídias digitais prejudica nossa rotina. O fato é que quanto mais pessoas assistirem à produção, mais consciente o mundo estará sobre a ‘falsa liberdade’ que temos na internet, por isso a plataforma decidiu liberar o conteúdo a todos os públicos. Ou seja, não há como fugir da realidade!

Assista o documentário:

Então, para continuar acompanhando tudo que acontece no universo cinematográfico e dos streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também