As produções audiovisuais chegam ao público com a intenção de não só entreter, como também, transmitir uma mensagem importante. Acima de tudo, alguns títulos conseguem cumprir essa missão, enquanto outros pecam no meio do caminho, ou não oferecem exatamente aquilo que os espectadores esperam, como ‘Batman vs Superman’. Todavia, mesmo dividindo opiniões na época de seu lançamento, conseguiu render bons milhões de dólares.
Pouco depois da estreia, os fãs começaram a desaprovar a abordagem do vigilante de Gotham City. Isso aconteceu porque ele estava tomando atitudes que vão contra o caráter de um herói. A princípio, o fato de usar armas foi o que mais chamou atenção, ou seja, as ações não casaram com o perfil do personagem. Matthew Vaughn, cineasta conhecido por seus trabalhos em ‘Kingsman’ e ‘X-Men: Primeira Classe’, criticou a introdução do herói em ‘Batman vs Superman’:
“Eu apenas achei que era um erro colocar a vibe do Batman no mundo do Superman. Eu só acho que eles são duas coisas separadas – eles simplesmente não são identificáveis de nenhuma forma, na minha mente. Isto devia ser divertido. Ou seja, olhe, O Cavaleiro das Trevas era obviamente diferente, e fazia sentido e era brilhante, como filme e como quadrinhos. Mas Superman sempre foi… Eu amo o Superman de Richard Donner, e acho que a Mulher Maravilha funcionou porque ela estava basicamente refazendo o Superman de uma forma estranha. Sendo assim, deu certo!”.
O que também causou estranheza no público foi o fato de dois heróis, que deveriam estar combatendo o mal, ficarem de rivalidade um com o outro. Logo pela sinopse do filme já era possível perceber o clima que cercaria os personagens.
‘Batman vs Superman’ apresentou queda histórica nas bilheterias
Na trama, temendo que as ações de um super-herói divino não tenham sido controladas, o formidável e vigoroso vigilante de Gotham City enfrenta o salvador mais reverenciado e moderno de Metrópolis, enquanto o mundo luta com o tipo de herói que realmente precisa. E com Batman e Superman em guerra um contra o outro, uma nova ameaça rapidamente surge, colocando a humanidade em maior perigo do que nunca antes.
Em seu primeiro final de semana nos cinemas, ‘Batman vs Superman’ arrecadou 166 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas. O título se tornou a oitava maior abertura de todos os tempos. Sobretudo, quando avaliamos o mercado internacional, o longa aparece com incríveis 422 milhões de dólares apenas em sua estreia, colocando-o como a segunda maior da Warner Bros.
Entretanto, no final de semana seguinte, houve uma queda ‘histórica’ nas bilheterias, apresentando um declínio de 81,2% na sexta-feira e 68,4% no sábado e domingo. Scott Mendelson, da Forbes, afirmou que “seja o filme bom ou não, ou o público não foi receptivo, é a mais baixa para um segundo e terceiro fins de semana … Sim, ainda estamos falando de uma segunda sexta-feira de $ 15,35 milhões e um segundo fim de semana de US $ 50 milhões, mas em termos de pernas, este filme infelizmente, não parece ter nenhuma”.
Então, será que essa personalidade estranha do homem das trevas afugentou as pessoas? Se sim ou se não, o fato é que ‘Batman vs Superman’ se tornou memorável. Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!