Dia da Consciência Negra: os melhores filmes sobre racismo que precisamos assistir

Títulos como 'Corra' e 'Escritores da Liberdade' abordam a questão de maneira impactante.

Hoje é 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade. Acima de tudo, o dia em questão vai de encontro com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes do Brasil, que lutava incansavelmente para liberar seu povo do sistema escravista. Em contrapartida, ainda enfrentamos sérios problemas que precisam ser resolvidos em torno deste assunto, sendo assim, separamos abaixo os melhores filmes sobre racismo que todo mundo deve assistir:

12 Anos de Escravidão

Solomon e outros negros sequestrados.
Grupo de negros obrigado a trabalhar como escravo. (Imagem: Divulgação/ Livre Opinião)

É impossível falar de filmes sobre racismo e não citar este memorável título que, inclusive, ganhou o Oscar de ‘melhor filme’. O longa nos mostra a vida de Solomon Northup, jovem livre que mora com sua esposa e filhos, no ano de 1841. Todavia, ele é sequestrado e vendido como escravo, onde agora se vê dentro de um domínio extremamente racista, em uma época que deixou sequelas até os dias de hoje.

Eu Não Sou Negro

James Baldwin, autor do livro que o documentário se baseia.
James Baldwin. (Imagem: Divulgação/ UOL)

Os documentários também se utilizam de uma linguagem importante dentro das produções audiovisuais, para tratar de assuntos pertinentes. Aqui, o diretor Raoul Peck usou como base o livro de James Baldwin, em que explica o significado do que é ser negro nos Estados Unidos. A princípio, a obra traz propostas de grandes ativistas, como Malcom, Martin Luther King e Medgar Evers.

Corra

'Corra' é um dos melhores filmes sobre racismo dos últimos anos.
Chris em torno de pessoas brancas. (Imagem: Divulgação/ Universal Pictures)

Hoje a lista dos filmes sobre racismo está recheada de vencedores do Oscar, pois agora falaremos de mais um. Em ‘Corra’, o público acompanha uma história em torno do assunto, mas em formato de terror. Ou seja, mesmo o racismo sendo aterrorizante por si só, aqui o diretor decidiu ir mais além. O longa nos apresenta Chris e Rose, ele negro, ela branca. Depois de um bom tempo de namoro, o casal viaja para que o rapaz conheça os pais da amada, contudo, o personagem descobre que a situação não passa de uma armadilha perturbadora, bizarra e, obviamente, racista.

Cidade de Deus

Protagonista de 'Cidade de Deus'.
É impossível um brasileiro nunca ter visto ‘Cidade de Deus’. (Imagem: Divulgação/ Maratonando Pop)

Um grande sucesso brasileiro, com direção de Kátia Lund e Fernando Meirelles, aqui vemos como é a vida nas favelas cariocas, na década de 1970. A obra acompanha o fotógrafo Buscapé e o traficante Zé Pequeno, que revelam ao público todos os perigos do cotidiano das comunidades.

Escritores da Liberdade

Quando falamos em filmes sobre racismo, 'Escritores da Liberdade' sempre vem em nossa mente.
Momento de descontração entre alunos e professora, entretanto, nem sempre o clima é amigável assim. (Imagem: Reprodução)

Talvez este seja um dos mais memoráveis filmes sobre racismo de todos os tempos! Nele, acompanhamos um grupo de alunos corrompido pela agressividade e violência, onde uma constante tensão racial rodeia o colégio. De antemão, a nova professora, branca, não é bem aceita pela turma, porém, aos poucos vai tentando mudar a realidade daqueles jovens, para que não se corrompam em decorrência do preconceito.

A importância dos filmes sobre racismo

A indústria cinematográfica não tem como única função entreter os espectadores, mas sim usar a plataforma para conscientizar, ensinar e nos fazer refletir. Infelizmente, o racismo ainda é um assunto muito atual e presente, que as pessoas não se importam ou fingem não existir. Em outras palavras, os filmes sobre racismo não se tornam apenas importantes, como também, necessários.

Então, já assistiu algum desses títulos? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também