A indústria do cinema sempre está inovando em suas produções. Acima de tudo, busca levar aos espectadores histórias incríveis, que prendam a atenção e ofereçam algo a mais, como reflexão sobre determinado assunto. Então, quando um título consegue fazer isso, se torna memorável, assim como ‘Corra’, o novo clássico de terror de Jordan Peele. O longa traz um enredo envolvente e assustador, onde usa elementos de suspense para apontar o racismo evidente. Em outras palavras, fugiu dos clichês em torno do assunto.
Como resposta para um trabalho primoroso, a produção acaba de receber o título de ‘melhor roteiro do século XXI’, oferecido pelo Sindicato dos Roteiristas da América. “Conforme votado pelos membros do Sindicato, a lista dos 101 maiores roteiros do século 21 (até agora) é uma celebração dos grandes escritores e roteiros dos últimos 21 anos e um estudo de como a escrita para a tela evoluiu e se diversificou desde o século 20. ‘Corra!’ levou a melhor”, disse Aaron Mendelsohn, presidente do Comitê de Publicidade e Marketing do sindicato.
Sendo assim, houve uma seleção dentre os filmes das últimas duas décadas, onde diversos pontos foram colocados em pauta antes da decisão. De antemão, é importante frisar que o título ‘Cidade de Deus’ aparece na 70º posição, o único brasileiro do ranking.
Confira o TOP 15 selecionado
- Corra! (2017), por Jordan Peele
- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), por Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth
- A Rede Social (2010), por Aaron Sorkin
- Parasita (2019), por Bong Joon Ho e Han Jin Won
- Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), por Joel Coen e Ethan Coen
- Moonlight: Sob a Luz do Luar, por Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney
- Sangue Negro (2007), por Paul Thomas Anderson
- Bastardos Inglórios (2009), por Quentin Tarantino
- Quase Famosos (2000), por Cameron Crowe
- Memento (2000), por Christopher Nolan
- Adaptação. (2002), por Charlie Kaufman e Donald Kaufman
- Missão Madrinha de Casamento (2011), por Annie Mumulo & Kristen Wiig
- O Segredo de Brokeback Mountain (2005), por Larry McMurtry e Diana Ossana
- Os Excêntricos Tenenbaums (2001), por Wes Anderson e Owen Wilson
- Sideways – Entre Umas e Outras (2004), por Alexander Payne e Jim Taylor
‘Corra!’ fugiu do clichê ao explorar assuntos importantes
Sobretudo, outros sucessos também aparecem dentre os escolhidos, como ‘Procurando Nemo’, de 2003, em 60º lugar, ‘Pantera Negra’, em 57º e ‘O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel’, em 76º. A princípio, o último título da listagem é ‘O Lado Bom da Vida’, de 2012, que também traz uma narrativa envolvente e faz o público refletir.
Não há como negar que ‘Corra!’ surpreendeu o mundo inteiro por meio de seu enredo bem amarrado, reviravoltas surpreendentes e desfecho chocante. Ou seja, a obra reuniu elementos essenciais para que pudesse se tornar um fenômeno! Deixando o drama de lado, o horror tomou conta das cenas, afinal, o racismo é e sempre será um dos maiores vilões da humanidade, alimentado pelos próprios indivíduos.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!