‘Um Match Surpresa’: discussão sobre aparência explora todos os clichês possíveis

O filme não foge do que estamos acostumados a ver, mas agrada parte do público.

Basta analisarmos a ficha técnica de ‘Um Match Surpresa’, o novo lançamento da Netflix, que logo conseguimos entender porque o filme é exatamente tudo que se espera de uma comédia romântica natalina. Hernan Jimenez, o diretor, tem como foco trabalhos de língua latina, enquanto os roteiristas Rebecca Ewing e Daniel McCkey, são quase estreantes no ramo. Com isso, quem for assistir o título, já pode se preparar para acompanhar uma história clichê, mas isso não é um problema!

Com o passar dos anos, dentro deste universo de romance, os espectadores deixaram de acreditar que pessoas como Julia Roberts e Jennifer Aniston estão por aí, desesperadas querendo um amor. De antemão, vale destacar que nas comédias românticas é sempre a mulher que tenta ‘preencher’ esse espaço procurando por um homem.

Nina Dobrev como Natalie em Um Match Surpresa.
Nina Dobrev interpreta a protagonista Natalie. (Imagem: Reprodução/ Netflix)

Em ‘Um Match Surpresa’, a situação não é diferente! Sobretudo, a protagonista Natalie mora em uma cidade cosmopolita, é linda e bem-sucedida no trabalho. Todavia, quer encontrar o seu ‘par perfeito’ a baixa o Tinder, acreditando que o aplicativo possa ajuda-la nessa missão. No meio de tantas ‘opções’, acaba se apaixonando por um rapaz que, obviamente, será um catfish na vida da mulher. Ela precisa aceitar a fisionomia de seu amado que, a princípio, não se encaixa em suas expectativas.

‘Um Match Surpresa’ não surpreende nem mesmo no final

Quando viaja para a casa de Josh, o ‘príncipe encantado’ do Tinder, Natalie descobre que ele é um asiático gordinho, que decidiu usar a foto do amigo, o boa-pinta Tag, para experimentar a popularidade. Sendo assim, ela vai contra toda a lógica de saber que era com Josh que estava falando e topa fingir ser sua namorada por uma semana, entretanto, ele precisa ajudá-la a ficar com o bonitão. A partir desse ponto, ‘Um Match Surpresa’ aborda todos os clichês possíveis e a protagonista começa a perceber como o ‘patinho-feio’ é amável, fofo e uma excelente companhia.

Tag e Josh.
Josh é bonitão no Tinder, contudo, usa a foto de seu amigo Tag. (Imagem: Reprodução/ Netflix)

A grande missão do enredo é fazer com que os espectadores torçam por Josh e Natalie, e não Natalie e Tag. É normal nessas produções a “pessoa-padrão se apaixonar pela não-padrão”, através de códigos emocionais, cavalheirismo, etc. Contudo, Josh começou sem apelo sexual nenhum e terminou da mesma forma, pois o objetivo era falar sobre a quebra de padrões, o que poderia abrir espaço para mostrar que ele também é sexual. Em outras palavras, é como se a protagonista de ‘Um Match Surpresa’ estivesse gostando dele apesar de sua aparência, e não por causa dela. Por que o ‘gordinho estranho’ não pode ser as duas coisas?

O longa cumpre o seu papel de entreter, e no ‘grand finale’ Josh consegue ganhar a namorada troféu, como todos já esperam. Pode ser que a tática funcione entre a audiência mais jovem, na verdade, é bastante provável que isso aconteça! Não é à toa que o filme está no Top #1 dos títulos mais assistidos na plataforma.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos cinemas, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também