Ninguém gosta de sentir medo, contudo, os filmes de terror são populares no mundo inteiro e todos os anos produções assustadoras chegam ao público. Sendo assim, os fãs do gênero nunca ficam sem novidade, em contrapartida, há títulos que chamam mais atenção que outros e se transformam em franquias, onde vários longas estreiam a partir de uma mesma história, como ‘Jogos Mortais’.
De antemão, é importante destacar que o primeiro filme da saga estreou em 2004, gravado em apenas 18 dias com um orçamento bastante reduzido. Na época, a obra não agradou a maioria dos críticos e patinou em avaliações que não ultrapassavam os 50%. Todavia, caiu nas graças dos apaixonados por terror e se tornou uma das sequências mais bem-sucedidas de todos os tempos.
‘Jogos Mortais’ é uma das franquias do gênero mais bem-sucedidas do mundo
O desenvolvimento começou em 2003, quando James Wan e Leigh Whannell lançaram um curta-metragem para atrair estúdios que quisessem investir na história de ‘Jogos Mortais’, até que um ano mais tarde a trama já estava em exibição nos cinemas. Sobretudo, o enredo gira em torno de John Kramer que, ao invés de matar definitivamente suas vítimas, as prende em armadilhas chamadas de ‘teste’, com torturas físicas e psicológicas para perceber o quanto desejam lutar pela própria vida.
O grande protagonista morre no terceiro filme, entretanto, continua presente ao longo de todas as produções seguintes por meio de seus discípulos e flashbacks, que contam mais de sua história. Em outras palavras, é uma das poucas vezes que vemos um personagem, já morto, ter sua presença tão marcante (e influente) no enredo. No geral, ‘Jogos Mortais’ arrecadou mais de um bilhão de dólares nas bilheterias e com vendas dos produtos, só comprovando o fenômeno que é entre os espectadores.
Até então, nove títulos referentes à trama já invadiram as telonas, seguindo a mesma premissa de colocar indivíduos em situações extremas, mas não totalmente fatais. Ou seja, as vítimas sempre têm a oportunidade de sobreviver aos ‘Jogos Mortais, mesmo com danos severos. Acima de tudo, um novo filme será lançado, para honrar o legado de John Kramer.
‘Espiral’ não foi bem aceito pelo público e crítica
Ainda não há muitas informações referentes ao projeto, porém, sabe-se que James Wan retornará como produtor pela Atomic Monster. O co-roteirista do longa, Josh Stolberg, deixou escapar no Twitter que este será diferente de todos os outros, ou melhor, será o mais sangrento. “De volta à minha família de terror, polindo o roteiro do próximo ‘Jogos Mortais’. Eu poderia te falar que vai ter muito sangue, mas você já sabe disso. O que posso prometer a vocês é que isso deixará os fãs de John Kramer muito felizes!!!”, afirmou.
A última estreia, intitulada de ‘Espiral’, desagradou a crítica internacional. No Rotten Tomatoes, por exemplo, atingiu míseros 37% de aprovação, com base em 170 reviews. Então, só nos resta aguardar mais novidades em torno dessa história arrepiante e cruel.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!