Não é de hoje que a mitologia grega vem servindo como pano de fundo para diversas produções cinematográficas, contudo, ainda há enredos que não dão aos personagens mitológicos o destaque que merecem. Desta vez, o portal Deadline informou que Medusa protagonizará um longa de terror… Isso mesmo, a mulher com cabelos de cobra vai assombrar os espectadores em breve.
Anna Chazelle acabou de assinar contrato para escrever, dirigir e produzir a obra ao Fangoria Studios. Até então não há título provisório e nenhum detalhe sobre o elenco, contudo, podemos esperar muitas surpresas e o grande mistério: quem interpretará a vilã protagonista?
“É fácil demonizar a Medusa, mas a vida dela está repleta de ódio justificado, tanto aos deuses que a criaram, quanto aos mortais que querem destruí-la,” afirmou Chazelle ao site. “Estou muito animada em me aprofundar no conto de seu nascimento no panteão grego e, esperançosamente, desafiar a definição amplamente aceita de que era como um mero monstro”. Armen Aghaeian, Tara Ansley e Abhi Goel também farão parte do desenvolvimento do filme, enquanto Phil Wurtzel se juntará ao time, como produtor executivo com a Friel Films. De antemão, vale destacar que a personagem foi uma das antagonistas de ‘Fúria de Titãs, de 2010.
Qual era a real aparência de Medusa? Bela ou assombrosa?
Basicamente, Medusa é definida como um monstro ctônico do sexo feminino, filha de Fórcis e Ceto. Ao contrário de suas irmãs, Euríale e Esteno, era mortal e quem olhasse para ela se transformava em pedra. Em contrapartida, mesmo sendo um dos nomes mais temidos de todos os tempos na mitologia, foi decapitada por Perseu, que utilizou sua cabeça como arma. Posteriormente, ofereceu o ‘troféu’ à deusa Atena, que a colocou em seu escudo.
O acontecimento mais macabro em torno dessa lenda, é que Medusa estaria grávida de Poseidon, deus dos mares, no momento de sua morte. Para Jane Ellen Harrison, acadêmica britânica, a “potência somente se inicia quando sua decapitação, e aquela potência se encontra na cabeça; ela é, em outras palavras, uma máscara com um corpo acrescentado posteriormente a ela… a base do gorgonião é um objeto de culto, uma máscara ritual mal compreendida”.
Ainda hoje há diversos questionamentos em torno de sua aparência: enquanto os artistas gregos retratavam a personagem como um ser realmente monstruoso, os escultores e pintores do século V a.C passaram a enxerga-la como uma mulher bela, de traços fascinantes. Entretanto, ainda assim concordam que algo em seu semblante é aterrorizante. Para o poeta romano Ovídio, Medusa era “desejada por muitos pretendentes mortais e imortais”.
Sendo assim, a pergunta que não quer calar: como ela será retratada nos cinemas? Um mulher assustadora, ou aquele perfil encantador que deixa todos os homens aos seus pés? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca pelo Facebook e Instagram!