Sempre que um novo filme chega aos cinemas, as expectativas é que ele garanta um bom retorno às produtoras, além de cair nas graças do público. Embora alguns títulos não consigam tal feito, outros cumprem o papel com maestria, como ‘Duna’, que pelo segundo final de semana consecutivo se manteve no topo das bilheterias mundiais.
A princípio, a obra já arrecadou algo próximo dos 300 milhões de dólares, sendo 69.4 milhões nos Estados Unidos e 227 milhões no mercado internacional. Sobretudo, até aqui a adaptação deixou seus idealizadores 296.4 milhões mais ricos, destacando o fato de que sua estreia nos EUA atingiu excelentes 40.1 milhões de dólares.
Com elenco primoroso, o longa é estrelado por Timotheé Chalamet e traz outros nomes como Dave Batista, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, e um time de peso. “A trama segue Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino além de seu entendimento, que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e seu povo. Sendo assim, a medida que as forças malévolas explodem em conflito sobre o recurso mais precioso existente no planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade –, somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão”.
Mesmo com sucesso nos cinemas, ‘Duna’ vem dividindo a opinião dos críticos. Em outras palavras, há quem coloque a obra no mesmo nível de clássicos inesquecíveis, enquanto uma pequena parcela aponta falhas e chama até mesmo o filme de ‘incompleto’.
‘Duna’ está sendo considerado o ‘Senhor dos Anéis’ dessa década
Não há como negar, todavia, que a produção é um espetáculo visual, tornando-se memorável para os fãs de ficção científica. Dennis Villenueve captou fielmente o que Frank Herbet já havia feito. Ou seja, apresentou ao público um universo rico, com temáticas atuais (ecologia, política, religão, etc) que dão tom à narrativa. Pode-se afirmar que ‘Duna’ é marcante, tanto para quem está iniciando sua jornada no cinema agora, ou para aqueles que já eram fãs do livro.
Entretanto, nem tudo são flores! O início apresenta uma sequência arrastada, com um número excessivo de cenas mostrando naves espaciais e paisagens. Não há um grande volume de aventuras, poderia facilmente ser reduzido para uma hora e meia de duração, que em nada alteraria o roteiro. Acima de tudo, há quem diga que as lutas mais épicas ficaram para a segunda parte, que não há nenhuma certeza de que, de fato, acontecerá.
Em contrapartida, este fator é justamente o que causou encanto na grande maioria: a continuação da saga vai ser trabalhada com o detalhismo necessário. Pode apresentar a trama do século passado a uma nova geração. Não há dúvidas de que ‘Duna’ já se tornou memorável e ganhou o apelido de ‘’Senhor dos Anéis’ dessa década’.
Trailer:
Então, você já assistiu o filme? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo do cinema e streaming, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!