‘7 Prisioneiros’: filme com Rodrigo Santoro é desconfortavelmente necessário!

Beirando o absurdo, a história retrata questões sociais urgentes.

Se você é um espectador que valoriza o cinema nacional, sem dúvidas precisa assistir ‘7 Prisioneiros’, novo filme brasileiro que chegou na Netflix. Desta vez, o diretor Alexandre Moratto, famoso por retratar questões sociais importantes, complexas e urgentes, decidiu escolher temas pontuais nesta obra, acima de tudo, abordando a exploração do trabalho, que beira à escravidão.

No enredo, o jovem Mateus (Christian Malheiros) começa a trabalhar em um ferro-velho em São Paulo, que agora está sob comando de Luca (Rodrigo Santoro). Sendo assim, o rapaz pretende dar uma melhor qualidade de vida para sua família, entretanto, acaba entrando no universo da escravidão contemporânea com outros garotos. Então, ele precisa decidir se continua nesse ambiente caótico ou arrisca o futuro das pessoas que ama.

Cartaz de divulgação de 7 Prisioneiros.
Pôster promocional. (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Alexandre dá detalhes sobre os bastidores da produção

‘7 Prisioneiros’ é desconfortante, todavia, atual e necessário, pois fazemos parte de uma sociedade onde a escravidão se camufla. Em outras palavras, a forma de escravizar um indivíduo se tornou implícita, e a equipe do longa foi bastante cuidadosa ao tratar essa questão, como explicou Moratto em entrevista antes da estreia.

“O grande desafio para o filme é como fazer essa história autêntica e como pesquisar esse tema. Como que a gente fala com pessoas que sobreviveram à escravização? É uma questão tão escondida. Como é que a gente pesquisa as pessoas que escravizam? Como é que a gente entende essas pessoas? Então para mim, por um lado de roteirista, o roteiro em si foi um grande desafio”, afirma ele, sobre ‘7 Prisioneiros’.

“A escravização de seres humanos e a exploração do ser humano é algo que continua desde sempre. A diferença agora é a escala em que acontece, tem 40 milhões de pessoas no mundo atualmente que vivem em condições análogas à escravidão e isso é um número absurdo. E a forma que é feito hoje em dia, essa questão de usar a família das pessoas para deixar elas rendidas e ameaçadas, isso é uma coisa que acontece muito”, concluiu, dando detalhes sobre o novo título do streaming.

Christian Malheiros na pele do protagonista escravzado.
Christian Malheiros como Mateus. (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Malheiros e Santoro apresentam sintonia incrível em ‘7 Prisioneiros’

O filme foge completamente do lugar-comum ao transmitir ao público as complexidades do assunto, sem cair no manequísmo. O foco de ‘7 Prisioneiros’ está, sobretudo, no colapso mental dos personagens adolescentes quando descobrem que são apenas uma parte da engrenagem de mercado. Ou seja, o título nos faz refletir na ideia de que a escravidão pode estar acontecendo ao nosso lado.

Christian Malheiros e Rodrigo Santoro formam uma sintonia incrível em cena, o ponto alto da obra. Enquanto o personagem de Malheiros percebe que não existe uma saída para a realidade, Santoro é a personificação da crueldade, com traços assustadores. A princípio, especula-se que Luca é o mais repugnante de toda sua carreira.

‘7 Prisioneiros’ é desconfortável, chocante e até mesmo repulsivo, pois mergulha os espectadores no abismo da exploração humana. Em contrapartida, apresenta discussões sociais urgentes e denúncias sobre o sistema capitalista, que nos fazem questionar qual é o papel que ocupamos dentro dessa cadeia predatória presente no mundo contemporâneo.

Trailer:

Para ficar por dentro de tudo que acontece nos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Lucas Lobinco
Lucas Lobinco
Sou o Lucas, e minha paixão pelo cinema começou com as aventuras épicas e os clássicos de ficção científica que moldaram minha infância. Para mim, cada filme é uma nova oportunidade de explorar mundos e ideias, uma janela para a criatividade humana. Minha jornada não foi nos bastidores da produção, mas sim na arte de desvendar as camadas de uma boa história e compartilhar essa descoberta. Sou movido pela curiosidade de entender o que torna um filme inesquecível, seja a complexidade de um personagem, a inovação visual ou a mensagem atemporal. No Cinepoca, meu foco é trazer uma perspectiva única, mergulhando fundo nos detalhes que fazem um filme valer a pena, e incentivando você a ver a sétima arte com novos olhos.Tenho um apreço especial por filmes de ação e aventura, com suas narrativas grandiosas e sequências de tirar o fôlego. A comédia de humor negro e os thrillers psicológicos também me atraem, pela forma como subvertem expectativas e exploram o lado mais sombrio da psique humana. Além disso, estou sempre atento às novas vozes e tendências que surgem na indústria, buscando os próximos grandes talentos e as histórias que definirão o futuro do cinema.

Veja também