Não há como negar que a indústria cinematográfica movimenta bilhões de dólares ao longo dos anos, e centenas de títulos invadem as telinhas para fisgar a atenção do espectador. Alguns vão bem, outros nem tanto, mas há um fator comum que atinge grande parte dessas produções: nem sempre o final é como esperávamos. E isso quase aconteceu com ‘Duna’.
A princípio, a ideia das produtoras é finalizar uma história com coerência, entretanto, também precisa agradar o público. Sendo assim, filmes que terminam de maneira frustrante (aos nossos olhos) não geram expectativas para uma possível continuação.
Atualmente, com mais de 350 milhões de dólares arrecadados no mercado internacional, o longa por muito pouco não teve um desfecho diferente daquele que vimos nos cinemas. Acima de tudo, o diretor Denis Villeneuve revelou que cogitou a hipótese de finalizar a obra, intitulada de ‘Parte Um’, em outro ponto do livro de Frank Herbert.
Entretanto, o cineasta sentiu que a introdução de Paul e Jéssica à sociedade fremen, era o ‘começo de um novo capítulo’. Segundo ele, a parte específica não funcionava como conclusão “porque parecia que no fim de um filme de duas horas e meia, estávamos começando outra história”. Ou seja, ele ficou na dúvida sobre qual desfecho apresentaria ao espectador.
“Tenho 100% de certeza que acabamos ‘Duna’ no ponto certo, vemos Paul (Timothée Chalamet) crescendo de criança para adulto, com todo o arco da primeira parte completo”, concluiu. Na trama, Paul é um aristocrata pertencente a uma família que aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e muito disputado.
Denis também revelou que importante personagem aparecerá na continuação de ‘Duna’
Todavia, o protagonista foge para o deserto e se junta a tribos nômades, onde passa a lidera-las por conta de suas habilidades mentais avançadas. Dentro do gênero ‘ficção científica’, a obra de Herbert é uma das mais complexas de todos os tempos, e ‘Duna’ já ganhou uma adaptação em 1984.
Em outro momento da entrevista, o diretor confirmou que Feyd-Rautha estará na continuação do filme. O sobrinho do Barão Harkonnen e herdeiro do trono da Casa Harkonnen não deu as caras em ‘Duna’. ”Feyd irá aparecer, definitivamente. Essa é uma escolha que fiz pessoalmente. Havia personagens suficientes que foram introduzidos na primeira parte, e achei que seria elegante mantê-lo para a ‘Parte Dois’. Posso adiantar que ele é muito, muito importante para a trama”.
Dentro do enredo original, o personagem é conhecido por duas características bastante específicas: carisma e crueldade. De antemão, também é um exímio combatente, o que faz ele se tornar uma ameaça formidável a Paul Atreides. Sobre a ‘Parte Dois’ ainda não há muitas informações, contudo, sabe-se que a estreia está programada para 2023 e deve seguir um novo capítulo do livro.
Então, você gostou do desfecho de ‘Duna’? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!