Não há dúvidas de que a Rússia é um país completamente conservador e não aceita a pluralidade do mundo. Muitos artistas são proibidos de entrarem no país, programas televisivos passam por um rigoroso processo de aprovação, assim como filmes e séries. Agora, de acordo com a Metropolitan Media, ‘Eternos’ recebeu a classificação +18, por ter o primeiro beijo gay na Marvel (entre Brian Tyree Henry e Haaz Sleiman).
Conforme explicou o vice da Duma Estatal da Rússia, Vitaly Milonov, o longa é destinado a pessoas ‘pervertidas e doentes’. Acima de tudo, afirmou que seu único intuito é de mera propaganda LGBTQ+.

Há muitos anos o país possui uma política anti-LGBT, incluindo o beijo gay e outras práticas. Com isso, o filme é o primeiro a sofrer censura por conta do governo russo. Em 2017, ‘A Bela e a Fera’, da Disney, também ganhou boicote por conta da cena ‘explícita’ em que Le Fou troca olhares com outro personagem.
Já no mundo da música, há vários exemplos, como Selena Gomez, que por apoiar os direitos das minorias e animais, foi completamente proibida de entrar no país. Sobretudo, ela só descobriu isso porque iria iniciar uma turnê pela Ásia e teve seu visto negado.
Confira abaixo as classificações russas que outros títulos da MCU receberam no país:
- Os Vingadores – 12+
- Homem-Formiga e a Vespa – 12+
- Vingadores: Ultimato – 16+
- Homem-Aranha: Longe de Casa – 12+
- Viúva Negra – 16+
- Shang-Chi – 16+
Beijo gay parece não incomodar os fãs

Nos Estados Unidos, em contrapartida, a Motion Picture Association classificou o filme para maiores de 13 anos. Segundo a organização, contém “violência fantástica e ação, linguagem e breve sexualidade”, contudo, nada que escandalize. Nos cinemas nacionais, ‘Eternos’ tem estreia marcada para 4 de novembro.
Recentemente, o site ‘Fandango’ promoveu uma votação para descobrir qual é o próximo lançamento mais aguardado por parte dos cinéfilos, e a produção, mesmo com o polêmico beijo gay ‘censurado’ na Rússia, alcançou o primeiro lugar. No TOP 10, ainda há títulos como ‘Ghostbusters’, ‘Venom’ e ‘Duna’, ou seja, apenas filmaços.
Os ‘Eternos’ são uma raça de super-humanos geneticamente modificada por alienígenas em uma visita à Terra. Todavia, os experimentos genéticos originaram, também, os Deviantes, espécie de face corrompida das criações iniciais. O grupo apareceu pela primeira vez em 1976.
Com nomes de peso, como Salma Hayek, Gemma Chan, Berry Keoghan e Angelina Jolie, o beijo gay de ‘Eternos’ é apenas um elemento que faz parte da história. Em outras palavras, não há motivos para deixar de assisti-lo, nem mesmo o público mais conservador.
O último trailer revela que a trama começa após os eventos de ‘Ultimato’, onde o ‘blip’, ato que desfez o estalar de dedos de Thanos, trouxe a população que havia desaparecido da Terra, ao gerar a energia necessária para o ‘despertar’.
Então, que chegue logo novembro para curtirmos a mais nova estreia da Marvel. Até lá, você pode acompanhar o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram, assim ficará por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes e séries!