Nas últimas semanas, o mundo inteiro se chocou com a notícia de que Alec Baldwin, acidentalmente, matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins. Sobretudo, a ação também feriu Joel Souza, outro diretor de ‘Rust’. Agora, conforme as investigações avançam, a supervisora de roteiro, Mamie Mitchell, decidiu processar não só o ator, como também os produtores do filme.
De acordo com o depoimento de Mitchell, o roteiro do longa não pedia que a arma fosse disparada, no ensaio da fatídica cena que tirou a vida de uma pessoa. “Eles iriam gravar três cenas de close após o almoço. Uma câmera estaria focada nos olhos do acusado, uma estaria focada em uma mancha de sangue no ombro de Baldwin, e uma terceira focaria no torso do ator. NÃO HAVIA DISPARO DE ARMA NO ROTEIRO. O ator não precisava e nem devia ter atirado. Sendo assim, ele deveria ter assumido que a arma em questão estava carregada”, afirmou a advogada.
De antemão, Mamie alega ter se ferido no acidente, e está processando os envolvidos por ‘agressão e perturbação emocional’. Acima de tudo, Hannah Gutierrez-Reed, armeira responsável por garantir a segurança em roteiros que envolvam armas cenográficas, se manifestou pela primeira vez sobre a tragédia que fez Alec Baldwin matar uma pessoa.
Alec Baldwin poderá enfrentar acusações criminais pelo ‘crime’
Em comunicado emitido pela revista EW, os advogados da profissional afirmam que ela não faz ideia de como balas verdadeiras foram parar ali. Há trechos alegando que “inverdades têm sido ditas à imprensa”.
“A segurança é a prioridade número 1 de Hannah no set. Em última análise, este conjunto nunca teria sido comprometido se a munição real não tivesse sido introduzida. Hannah não faz ideia de onde as balas reais vieram. Hannah recebeu dois cargos neste filme, o que tornou extremamente difícil se concentrar em seu trabalho como armeira. Ela lutou para que houvesse treinamento, dias para manter as armas e tempo adequado para se preparar para o uso delas, mas acabou sendo anulada pela produção e seu departamento. Todo o conjunto de produção tornou-se inseguro devido a vários fatores, incluindo a falta de reuniões de segurança. Em outras palavras, isso não foi culpa de Hannah. Ela também gostaria de estender suas mais profundas e sinceras condolências à família e aos amigos de Halyna”, uma mulher inspiradora no cinema que Hannah admirava”.
Adan Mendonza, o xerife do condado de Santa Fé, e a promotora distrital Mary Carmack-Altwies, realizaram uma coletiva para atualizar o público com novas informações. A dupla explicou que Alec Baldwin poderá enfrentar acusações criminais pelos disparos.
“Neste momento, todas as opções estão na mesa. Não comentarei sobre acusações, se elas serão apresentadas ou não, ou sobre quem. Não podemos responder a essa pergunta até que concluamos uma investigação mais completa. Então, ninguém foi descartado até então”.
Ou seja, parece que essa triste história está longe do fim! Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!