Adão Negro foi um filme que estreou em 2022, e foi a segunda parte do universo DC. O filme estrelou Dwayne Johnson como Black Adam. Os críticos deram-lhe classificações muito baixas, mas, particularmente, eu o achei ótimo. Em Black Adam, Dwayne Johnson interpreta um príncipe egípcio que se torna possuído por uma antiga força maligna, o que o transforma em um vilão superpoderoso chamado Adão Negro.
Não é segredo que o Adão Negro tem sido um personagem controverso no universo DC. Sua história de origem é trágica e muitos fãs têm argumentado que ele não deveria receber seu próprio filme. Mas quando se olha para ele de uma perspectiva diferente, faz total sentido que esta seria uma grande oportunidade para explorar a história e o desenvolvimento de um personagem convincente.
O filme foi dirigido por Walter Hamada e escrito por David S. Goyer, que também escreveu o roteiro de Homem de Aço e Batman Begins. Ele foi produzido por Peter Safran (que também produziu Suicide Squad) e Hiram Garcia (que produziu Rampage). O elenco inclui outras estrelas como Jussie Smollett (Empire), Jeffrey Dean Morgan (The Walking Dead), Marwan Kenzari (Murder on the Orient Express), Ana de Armas (Blade Runner 2049), Navid Negahban (Homeland), Dany al-Basha (Constantine), Raza Jaffrey (Spooks).
Black Adam foi lançado em uma época em que havia duas tomadas muito diferentes em filmes de super-heróis. Por um lado, você tinha o grande orçamento da Marvel e da DC, extravagâncias repletas de ação que muitas vezes se concentravam em piadas e humor, mas por outro lado, você tinha filmes menores, mais movidos por personagens como Deadpool ou Logan.
Afinal, Adão Negro vale a pena, ou não?
O fato é que Black Adam não é apenas um vilão – ele é um anti-herói. Ele é um homem que perdeu tudo e está fazendo tudo o que pode para recuperá-lo, mesmo que isso signifique quebrar as regras da sociedade. Esse tipo de desespero o faz sentir-se como alguém com quem podemos nos relacionar, e é por isso que ele foi tão bem recebido na grande tela do cinema!
Claro, há opiniões bem divergentes entre os críticos, por exemplo: “Este filme não é apenas um bom filme de super-heróis”, disse um crítico, “é um dos melhores filmes já feitos”. Outro chamou-o de “um clássico de todos os tempos”.
Porém, outros críticos ficaram menos impressionados. “Não é um mau filme, acho que não será lembrado como sendo nada de especial”. Outro chamou-o de “um pouco longo demais e lento”.
De qualquer forma, acredito que o filme cumpriu o seu papel e deu início a uma nova fase no universo DC. Vale a pena assistir o Adão Negro!
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!