‘A Mão de Deus’: Entenda o real significado do desfecho do filme

Ao que tudo indica, o título será indicado ao Oscar de 2022.

Mais uma super produção estrangeira invadiu a Netflix e está viralizando dentro da plataforma. ‘A Mão de Deus’ é uma excelente aposta para o Oscar de 2022, na categoria ‘Melhor Filme Estrangeiro’, por se tratar de uma obra italiana, com direção de Paolo Sorrentino e inspirado pelas experiências do cineasta na adolescência.

Acima de tudo, o final apresenta uma proposta que causa confusão nos espectadores, então, estamos aqui para explicar tudo o que aconteceu. “Na Nápoles dos anos 80, um jovem louco por futebol se vê diante de uma tragédia familiar que define seu futuro incerto, porém promissor, como cineasta”, afirma a sinopse oficial. A princípio, a história conquistou a crítica especializada e acumulou elogios pela narrativa sensível e enigmática. O elenco de ‘A Mão de Deus’ conta com nomes como Filippo Scotti, Toni Servillo, Teresa Saponangelo, Marlon Joubert, Luisa Ranieri, Renato Carpentieri e outros astros da Itália.

Fabietto, o personagem de destaque em A Mão de Deus.
O potagonista do longa. (Imagem: Divulgação)

Sobretudo, o início do filme mostra o rumor em torno da chegada do jogador Maradona em Nápoles, e o anúncio de sua contratação oficial acaba desarmando uma situação que pode gerar desastre na família Schisa. É a paixão de Fabietto por Maradona que impede a morte do personagem, ou seja, ele seria envenenado se tivesse decidido ficar em casa, ao invés de ir para o estádio assistir o craque de perto.

No grande final da obra, as cenas mostram Fabietto se despedindo da família, embarcando para a vida adulta. Tal momento, por sua vez, coincide com a vitória do time de Maradona no campeonato. Em contrapartida, quando o personagem aparece de camisa listrada, semelhante ao uniforme de Maradona na seleção argentina, não é simplesmente uma coincidência.

As experiências traumáticas de Paolo Sorrentino em ‘A Mão de Deus’

‘A Mão de Deus’ pesa no simbolismo e o desfecho se baseia nos temas apresentados na história, dentro do streaming. Por exemplo: começa com Patrizia visitando o Pequeno Monge, e termina com ela ‘desaparecendo’ da sacada do hospital, enquanto o Monge dá as caras para Fabietto, cumprimentando-o em sua despedida. Nesse momento, o religioso decide tirar seu capuz, revelando um rosto normal e sorridente.

Pôster de divulgação do título.
Cartaz promocional. (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Em ‘A Mão de Deus’, o famoso diretor de cinema, visto nas cenas iniciais do longa, se torna uma figura essencial nos momentos finais. Todavia, a retomada mais importante acontece quando Fabietto, acidentalmente, encontra Capuano, o cineasta visto anteriormente na obra. O título tem como missão deixar claro que o protagonista é capaz de tomar suas próprias decisões, mesmo que eventos prévios de sua vida o influenciem.

Quando Paolo Sorrentino era adolescente, seus pais morreram envenenados dentro da própria casa. Em outras palavras, ele só conseguiu escapar porque estava no estádio assistindo uma partida de Maradona que, indiretamente, salvou sua vida. “Nos últimos três anos, comecei a pensar que uma história pessoal como essa poderia ser interessante para o público”, comentou o diretor. “A realidade é apenas um ponto inicial para a história. Precisamos reinventá-la. Aqui em Nápoles, nós temos uma maneira divertida de recriar memórias. Contudo, é algo que eu ‘roubei’ daqui e levei para a vida”, finaliza.

Trailer:

Então, já assistiu ‘A Mão de Deus’? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também