Nos últimos dias, a atriz Juliana Caldas se tornou manchete nos principais veículos de comunicação por um único motivo: criticou, em lágrimas, o filme ‘Amor Sem Medida’, que vem fazendo sucesso no streaming da Netflix. Acima de tudo, a profissional, com nanismo, afirma que a obra ridiculariza pessoas de baixa estatura, usando-as como ferramenta de piada.
“Porque o filme é de humor. Quando a gente fala sobre o nanismo, a maior parte das vezes é nessa forma de piada e totalmente capacitista e preconceituosa. O nanismo é considerado uma deficiência. Aí você rir disso hoje em dia não dá mais para aceitar”, explicou a atriz em seu vídeo no Instagram na última semana. A princípio, sua queixa é, também, sobre a pouca atenção que os anões têm na sociedade, pois se o racismo e homofobia fossem abordados, talvez um público maior se queixasse.
‘Amor Sem Medida’ foi relatado pela atriz como um dos piores momentos. “Uma das abordagens do filme é comparar o órgão sexual masculino do cara com o tamanho dele. É um absurdo, a gente tenta lutar por respeito, pelo nosso espaço. Por exemplo, um espaço que poderia ter tido um ator realmente com nanismo no filme não teve”. Confira o depoimento completo:
Contudo, alguns espectadores questionaram que Juliana Caldas atuou na novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, em 2018, onde sua personagem recebia apelidos de ‘monstrenga’ e outros ainda piores, e nunca se manifestou a respeito. Então, o que teria incomodado tanto a atriz no título?
Internautas alegam que a atriz não entendeu a mensagem de ‘Amor Sem Medida’
Em contrapartida, depois da polêmica ser exposta no Instagram de Juliana, Leandro Hassum, o protagonista de ‘Amor Sem Medida’, rebateu as críticas. “Sinto muito de verdade, pois jamais quero, através dos meus filmes e arte, causar dor. Ao contrário, meu propósito sempre será divertir, entreter, pois acredito no humor agregador para família toda. O filme conta uma história de amor, de pertencimento e de inclusão. Ou seja, valoriza as capacidades de seus personagens e repudiando qualquer preconceito, de qualquer espécie”, se manifestou Hassum, em nota enviada ao jornal O Globo.
“A intenção, por meio da leveza do humor, foi abordar a importância de vivermos num mundo com mais amor e respeito, onde ser aceito e amado independe de características físicas. Fico aqui com o coração doído por, de algum modo, não ter transmitido isso a Juliana Caldas e mais que aberto a acolhe-la com meu total carinho e respeito”, finalizou.
De antemão, os internautas também demonstraram apoiar ‘Amor Sem Medida’, afirmando que o longa é uma história de superação e afeto, entretanto, o preconceito faz parte da vida de todas as pessoas. “Eu vi o contrário, Ju, um filme lindo onde o personagem, mesmo sofrendo bullying, conseguiu alcançar suas metas, encontrar uma mulher e não se deixar abalar pelas piadas que sofre”, afirmou uma seguidora da atriz.
E aí, quem está certo? Para acompanhar de perto o que acontece no universo do cinema, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!