Netflix está sendo processada por fala polêmica em ‘O Gambito da Rainha’

Famosa enxadrista da década de 1970 foi mencionada na série e se sentiu ofendida.

Hoje, mesmo com tantas concorrentes, a Netflix consegue se manter no topo dos streamings mais populares do mundo, todavia, não está livre de polêmicas. Nona Gaprindashvili, uma das maiores enxadristas dos anos 70, está processando a plataforma por difamação, alegando que uma fala que a referencia em ‘O Gambito da rainha’ apresenta informações falsas sob tons de menosprezo e sexismo.

A série narra a história da fictícia enxadrista Beth Harmon (Anya Taylor-Jy), órfã que, eventualmente, vence os principais enxadristas russos na década de 1960. Acima de tudo, neste período a Guerra Fria estava em seu auge.

Mais de 62 milhões de lares assistiram  O Gambito da Rainha.
O título é um dos mais assistidos da Netflix. (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Com 18 indicações ao Emmy 2021, ‘O Gambito da Rainha’ foi um verdadeiro sucesso, conquistando assinantes do mundo inteiro. Contudo, no episódio final da produção, uma fala sobre Harmon cita Gaprindashvili, que acarretou o processo. “A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu gênero. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”, disse um dos personagens.

A partir disso, os representantes legais de Nona afirmam que “a alegação de que Gaprindashvili ‘nunca enfrentou homens’ é manifestamente falsa além de ser nojenta, sexista e em tom de menosprezo”. Em 1968, quando o episódio se passa, a enxadrista já havia competido com 59 homens, incluindo 10 grandes mestres.

Em meio à ação judicial, ‘O Gambito da Rainha’ fatura dois Emmys

Nona Gaprindashvili em uma competição.
Nona é um dos maiores nomes do xadrz de todos os tempos. (Imagem: Divulgação/ Breaking Lastest News)

“A Netflix descaradamente mentiu sobre as conquistas de minha cliente pelo propósito barato e cínico de ‘elevar o drama’, mostrando que sua heroína fictícia conseguiu fazer o que nenhuma outra mulher, incluindo Nona, havia feito”, afirma a defesa da enxadrista. Além disso, Gaprindashvili também se queixou de uma segunda questão adicional: a nacionalidade atribuída a ela, na série.

“Adicionando insulto à injúria, a Netflix ainda descreveu Gaprindashvili como russa, mesmo sabendo que ela é georgiana, e que os georgianos sofreram sob a dominação russa quando parte da União Soviética, e têm sido atacados e invadidos pelo país, desde então”, alegam os advogados da ex-campeã.

Como indenização pela difamação, a Netflix pode pagar à Nona algo em torno dos 5 milhões de dólares. Sobretudo, a mulher também quer que a fala seja retirada de ‘O Gambito da Rainha. A plataforma, por sua vez, quebrou o silêncio e emitiu uma nota referente ao assunto. “Nós temos o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que a queixa não tem mérito e vamos defender essa posição vigorosamente”.

Moses Ingram, Marielle Heller, Scott Frank, Anya Taylor-Joy, William Horberg, Mick Aniceto e Marcus Loges.
Elenco de ‘O Gambito da rainha’ na cerimônia do Emmy. (Imagem: AFP)

Mesmo com polêmicas, ‘O Gambito da Rainha’ levou para casa o prêmio Emmy de ‘melhor minissérie’, além da estatueta de ‘melhor direção em série limitada’. De qual lado você está? Ao que tudo indica, essa guerra não irá chegar ao fim tão cedo!

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo do streaming e cinema, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Veja também