Com o anúncio do Nintendo Switch 2, a nostalgia dos clássicos do Nintendo DS ressurge, levantando a questão: quais desses jogos icônicos merecem um remake? O DS revolucionou os portáteis com suas telas duplas e touchscreen, criando experiências únicas que muitos fãs desejam reviver. Explore nossa lista de 10 títulos inesquecíveis que, com gráficos atualizados e mecânicas adaptadas, poderiam brilhar novamente na próxima geração de consoles da Nintendo.
Se você é da galera que cresceu com um Nintendo DS nas mãos, prepare-se para uma viagem no tempo! Com o anúncio do Nintendo Switch 2, a nostalgia bate forte e a gente aqui do Cinepoca não para de sonhar: quais jogos DS clássicos merecem uma nova chance na próxima geração? O DS foi um console revolucionário, e muitos dos seus tesouros ficaram presos no passado. Mas calma, porque a esperança é a última que morre, e separamos uma lista irada de 10 títulos que PRECISAM voltar!
A Revolução do Nintendo DS: Por Que Ele Marcou Época?
Lançado lá em 2004, o Nintendo DS foi um verdadeiro divisor de águas no mundo dos videogames portáteis. O nome, que significa “Dual Screen” (tela dupla), já entregava o charme principal: duas telas, sendo a de baixo sensível ao toque. Pensa só, isso foi três anos ANTES do primeiro iPhone! O que hoje é super comum, na época era uma inovação de cair o queixo e transformou completamente a forma como a gente interagia com os games.
Essa tecnologia de touchscreen abriu um universo de possibilidades para os desenvolvedores, que criaram experiências únicas. Muitos dos melhores jogos da década de 2000 nasceram graças ao design exclusivo e à portabilidade desse pequeno gigante. Infelizmente, uma porção desses clássicos ficou esquecida, presa na era do DS, enquanto consoles mais novos e brilhantes surgiam. Mas com a onda de remakes e reboots que estamos vivendo, será que não é a hora de resgatar alguns desses jogos DS para o Nintendo Switch 2?
A Nostalgia Bate Forte: Por Que Queremos Esses Jogos DS de Volta?
Sabe aquela sensação de revisitar um lugar especial da sua infância? É exatamente isso que os remakes de jogos clássicos nos proporcionam. Para quem viveu a era do Nintendo DS, a ideia de ver seus títulos favoritos repaginados, com gráficos atualizados e talvez até com novas mecânicas, é um sonho. O Switch 2, com sua capacidade de unir o portátil e o console de mesa, parece a plataforma perfeita para dar uma nova vida a esses jogos DS inesquecíveis.
Além da nostalgia, muitos desses games ofereciam mecânicas que só o DS podia entregar, usando o microfone, as duas telas e o toque de formas geniais. Trazer isso para o Switch 2 não seria apenas um resgate, mas uma chance de mostrar para uma nova geração o quão criativos e divertidos esses jogos eram. É hora de desenterrar essas joias e dar a elas o brilho que merecem!
10 Jogos DS Clássicos Que Pedem Um Remake no Switch 2!
‘Luminous Arc’ (2007): O Renascimento dos RPGs Táticos
Os RPGs táticos, com suas batalhas por turnos em grade, talvez não sejam o gênero mais popular hoje em dia, mas títulos como ‘Fire Emblem’ e ‘Final Fantasy Tactics’ fizeram a cabeça da galera nos anos 90 e 2000. ‘Luminous Arc’, da Imageepoch (que infelizmente não existe mais), talvez não tenha atingido o mesmo estrelato, mas entregou uma história intrigante e um elenco de personagens memoráveis.
Esse RPG tático acompanha um grupo de “Crianças do Jardim”, criados pela igreja para lutar contra as “Bruxas” malignas. Mas, como sempre, a verdade é mais complexa, e eles rapidamente descobrem que há muito mais por trás das Bruxas, virando o jogo contra a própria igreja que os criou. Um remake daria à Nintendo a chance de trazer a sequência exclusiva do Japão, ‘Luminous Arc Infinity’, para o público ocidental pela primeira vez. Seria demais reviver essa aventura no Switch 2!
‘Rhythm Heaven’ (2008): A Batida Mais Louca Que Você Já Viu
Pense em ‘WarioWare’, mas com um foco total no ritmo e na batida. Essa é a franquia ‘Rhythm Heaven’! Esses jogos DS são uma coleção de minigames hilários e super peculiares, que exigem que você interaja com a cena no ritmo perfeito. No ‘Rhythm Heaven’ para DS, por exemplo, um minigame te fazia cronometrar os aplausos e pulos de um grupo de macacos torcendo por um cantor, enquanto outro te desafiava a arremessar bolinhas de mochi na boca de um monge. É pura diversão e risada garantida!
Embora o primeiro título tenha saído no Game Boy Advance, as sequências brilharam no Nintendo DS, 3DS e até no Wii. O DS era a plataforma perfeita para esses games, graças às suas mecânicas de touchscreen. E olha que notícia boa: um novo jogo da série para o Switch 2, ‘Rhythm Heaven Groove’, já foi anunciado para 2026 e tem até trailer oficial no YouTube da Nintendo of America! Mas, mesmo com um novo game vindo aí, seria incrível revisitar o início da série. A melodia “Something something I suppose—I suppose, hey!” ainda vive na minha cabeça, e eu adoraria jogá-la em um console moderno.
‘Elebits: The Adventures of Kai and Zero’ (2009): Quebra-cabeças Eletrizantes Entre Dimensões
‘Elebits: The Adventures of Kai and Zero’ é um joguinho de quebra-cabeça da Konami que era adorável e super divertido. Esse jogo DS era, na verdade, uma sequência do título de Wii, ‘Elebits’, que usava o controle do Wii para capturar pequenas criaturas elétricas chamadas Elebits. A versão de DS trocou o controle de movimento por um baseado no toque, simplificou o estilo artístico para uma versão pixelizada de cima para baixo, mas manteve a arte linda dos personagens.
‘The Adventures of Kai and Zero’ acompanha o jovem Kai e seu Elebit de estimação, Zero, enquanto eles viajam por diferentes mundos. Cada mundo apresenta conflitos diferentes para Kai e Zero resolverem, coletando Elebits e solucionando quebra-cabeças. O jogo era charmoso, e os desafios eram instigantes o suficiente para que as soluções fossem muito satisfatórias. Seria um forte candidato a um remake para o Nintendo Switch 2. Imagina só uma remasterização que combine a física e o 3D do jogo original com os quebra-cabeças e o charme da sequência de DS? Seria mágico!
‘Feel the Magic XX/XY’ (2004) e ‘The Rub Rabbits!’ (2006): Minigames Malucos com Estilo Único
Os nomes desses jogos DS da Sega são um pouco… curiosos, resultado de uma brincadeira com a palavra “rub” (esfregar) que soa parecido com “love” (amor) em japonês. Deixando os nomes de lado, esses dois games incrivelmente estilosos foram criados no auge da febre dos minigames na plataforma. Os jogos seguiam vagamente a história de um personagem masculino tentando conquistar o coração de uma garota. Às vezes, isso envolvia impressioná-la com feitos matemáticos enquanto praticava paraquedismo, outras vezes era garantir que ela ainda pudesse sentir o cheiro de uma rosa enquanto fazia yoga, ou simplesmente salvá-la – ou ser salvo por ela – de uma situação ridícula e precária.
Os games aproveitavam ao máximo o sistema do Nintendo DS, pedindo aos jogadores para tocar, soprar, deslizar e, sim, esfregar a tela para progredir em cada minigame (com “Break Time!” bem colocados para dar uma chance de respirar). Ambos os jogos DS apresentam cores vibrantes e uma jogabilidade boba e divertida, e seriam excelentes adições à lista de remakes do Switch 2. A criatividade desses títulos merecia ser revisitada!
‘Solatorobo: Red the Hunter’ (2011): Bichos Antropomórficos e Mechs em Ação!
Lançado um pouco mais tarde na vida do Nintendo DS, ‘Solatorobo’ é um jogo visualmente impressionante com elementos 2D e 3D, publicado pela Namco Bandai. Esse RPG de ação acontece em ilhas flutuantes com estilo Steampunk, habitadas por cães e gatos antropomórficos. Os jogadores controlam o personagem principal, Red, enquanto ele luta e pilota um mech voador por cenários vibrantes para descobrir os segredos de seu mundo.
Diferente de alguns desenvolvedores de jogos DS que fecharam as portas, a CyberConnect2, criadora de ‘Solatorobo’, ainda está ativa e produzindo games até hoje, incluindo as séries ‘Demon Slayer’ e ‘Naruto’. A equipe também continua a franquia ‘Fuga’ de RPGs táticos, que nasceu da série ‘Little Tail Bronx’, da qual ‘Solatorobo’ é o segundo título. O jogo tinha até um elemento de corrida de mechs multiplayer online que se encaixaria super bem com a pegada mais comunitária do Nintendo Switch 2.
‘Freshly-Picked Tingle’s Rosy Rupeeland’ (2007 – Europa): As Maluquices do Tingle de ‘Zelda’
Tingle é um dos personagens mais controversos da franquia ‘Zelda’. Esse elfo esquisito usa uma roupa verde colada e voa pelos vários jogos de ‘Zelda’ com seu balão vermelho, vendendo seus produtos para o Link. O personagem é muito mais popular no Japão, o que explica por que o Ocidente nunca teve a chance de jogar seu próprio jogo DS, ‘Freshly-Picked Tingle’s Rosy Rupeeland’.
E isso é uma pena, porque o jogo mistura a excentricidade do personagem de verde com elementos da jogabilidade de ‘Zelda’. Para progredir, os jogadores devem coletar Rupees (a moeda de ‘Zelda’) avançando por masmorras e resolvendo quebra-cabeças. Essas Rupees podem ser usadas para ajudar Tingle a construir uma torre perto de sua casa, para que ele possa alcançar o paraíso de Rupeeland. O jogo mistura elementos amados de ‘Zelda’ com as peculiaridades de Tingle, e seria um título divertido para apresentar ao público ocidental através do próximo Nintendo Switch 2. Seria uma surpresa e tanto!
‘Radiant Historia’ (2010): Viajando no Tempo com Estilo
‘Radiant Historia’ pode parecer um RPG de fantasia por turnos típico à primeira vista, mas seu uso único de linhas do tempo alternativas o tornou um dos jogos DS com um estilo de jogo incrivelmente memorável. O personagem principal, Stocke, tem o poder de usar o White Chronicle, um livro que registra momentos-chave da história. No entanto, além de registrar o que acontece, o livro também registra o que poderia ter acontecido, ramificando-se em linhas do tempo alternativas em momentos de decisões cruciais.
Os jogadores podem navegar entre essas linhas do tempo, vendo o que teria acontecido se uma decisão diferente fosse tomada, levando a uma ampla variedade de jogadas e finais. O jogo foi desenvolvido por uma equipe da Atlus que trabalhou nas séries ‘Shin Megami Tensei’ e ‘Radiata Stories’, e a força da equipe de desenvolvimento pode ser vista na execução de ‘Radiant Historia’, que foi um dos RPGs mais únicos no Nintendo DS. Um remake para 3DS já existe, então a possibilidade de um reboot para a geração atual não é completamente descartada. Seria um presente para os fãs de RPG!
‘Ookamiden’ (2010): O Companheiro Perfeito para a Sequência de ‘Okami’
‘Okami’ é um jogo lindo com um estilo de arte e uma história únicos, ambos inspirados na cultura e mitologia japonesa. Uma sequência para o título de 2006 foi anunciada durante a apresentação do Game Awards de 2024, marcando o retorno da deusa lobo Amaterasu e seus poderes mágicos de sumi-e com o pincel. É um momento emocionante para os fãs!
Embora nunca tenha recebido o mesmo reconhecimento que o título original, um remake do spin-off ‘Ookamiden’ seria o companheiro perfeito para a tão esperada sequência de ‘Okami’. O jogo DS acompanha o filhote de lobo celestial de Amaterasu, Chibiterasu, com os filhos de vários personagens do jogo original. Assim como seu antecessor, ‘Ookamiden’ faz com que os jogadores usem o Pincel Celestial para mudar elementos do mundo desenhando símbolos — um sistema que funcionaria tão bem no Switch 2 quanto funcionou no DS com sua tela de toque. Seria uma forma incrível de conectar as gerações de fãs!
‘Hotel Dusk: Room 215’ (2007): Desvendando Mistérios em um Hotel Sinistro
De todos os títulos desta lista, ‘Hotel Dusk: Room 215’ é o que tem mais chances de ganhar um remake, baseado em um recente pedido de registro de marca da Nintendo para o título. O jogo, desenvolvido pela Cinq (que já não existe mais), era um point-and-click com um estilo de arte marcante, que parecia um esboço, misturado com ambientes 3D. Os jogadores seguravam o DS de lado, como um livro, com as duas telas formando uma imagem completa, e interagiam com o lado touchscreen para navegar pelo hotel, fazer anotações e completar quebra-cabeças.
A melhor parte de ‘Room 215’ era sua história, que girava em torno do ex-detetive da NYPD, Kyle Hyde, agora um vendedor. Hyde se hospeda no hotel em busca de seu parceiro desaparecido, mas os mistérios do passado obscuro do hotel logo o envolvem. Algo sinistro espreita na história do hotel, e de alguma forma, isso se conecta ao próprio passado de Hyde. O jogo também tem uma sequência, ‘Last Window: The Secret of Cape West’, que nunca foi lançada na América do Norte, tornando essa uma combinação perfeita para trazer para o Switch 2 e finalmente permitir que os fãs norte-americanos do jogo original joguem sua sequência pela primeira vez. Seria um prato cheio para os amantes de mistério!
‘Nintendogs’ (2005): O Companheiro Virtual Perfeito
‘Hotel Dusk’ pode ser o reboot mais provável, mas ‘Nintendogs’ é o mais requisitado pelos fãs, sem dúvida! Esse jogo adorável permite que os jogadores criem seu próprio filhote, alimentando, dando banho e brincando com seu próprio cãozinho virtual. O jogo usava as capacidades do DS de forma genial, permitindo que os jogadores interagissem com seus cães digitais levando-os para passear, jogando frisbee com eles e até chamando-os e fazendo-os realizar truques usando o microfone embutido do console.
Os jogadores também podiam personalizar seus filhotes, vestindo-os com uma variedade de acessórios divertidos, como óculos de sol e coleiras. ‘Nintendogs’ continua sendo um dos jogos DS favoritos entre os fãs, conquistando corações com sua premissa simples e apresentação fofa. Pode ser uma ideia direta, mas de alguma forma, nenhum outro jogo conseguiu capturar a fórmula mágica que fez de ‘Nintendogs’ um título tão divertido e amado. Muitos fãs ainda esperam que a Nintendo recrie as alegrias simples do jogo em seu próximo console, o Nintendo Switch 2. Quem não gostaria de ter um filhote virtual novamente?
O Futuro é Retro: A Magia dos Jogos DS no Switch 2
Olha só, a lista é grande e o desejo de ver esses clássicos de volta é maior ainda! A verdade é que o Nintendo DS deixou um legado de inovação e diversão, e muitos dos seus jogos DS merecem ser redescobertos por uma nova geração de gamers. Com a tecnologia do Switch 2, as possibilidades são infinitas: gráficos repaginados, controles adaptados e, quem sabe, até novos conteúdos que expandam essas histórias que tanto amamos.
A Nintendo tem uma mina de ouro em sua biblioteca de jogos DS, e a hora de desenterrar esses tesouros é agora. Imagine a alegria de poder jogar ‘Nintendogs’ com gráficos de alta definição, ou desvendar os mistérios de ‘Hotel Dusk’ em uma tela maior. O futuro dos games também passa por honrar o passado, e estamos torcendo para que esses sonhos se tornem realidade no Switch 2!
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Perguntas Frequentes sobre Jogos DS Clássicos no Switch 2
Por que o Nintendo DS foi considerado um console revolucionário?
O Nintendo DS, lançado em 2004, foi inovador por sua arquitetura de tela dupla, sendo a inferior sensível ao toque. Essa tecnologia, pioneira na época, transformou a interação com os jogos, permitindo experiências únicas e criativas.
Por que os fãs desejam remakes de jogos DS no Nintendo Switch 2?
A principal razão é a nostalgia de revisitar títulos amados da infância com gráficos e mecânicas atualizadas. Além disso, muitos jogos do DS utilizavam de forma genial recursos como microfone, tela dupla e toque, que poderiam ser adaptados e apresentados a uma nova geração no Switch 2.
Quais gêneros de jogos DS são mencionados como potenciais remakes?
A lista inclui uma variedade de gêneros, como RPGs táticos (‘Luminous Arc’, ‘Radiant Historia’), jogos de ritmo (‘Rhythm Heaven’), quebra-cabeças (‘Elebits’), minigames (‘Feel the Magic XX/XY’, ‘The Rub Rabbits!’), RPGs de ação (‘Solatorobo’), aventuras de mistério (‘Hotel Dusk’), e simuladores de animais de estimação (‘Nintendogs’).
Há indícios de que a Nintendo trará de volta jogos específicos do DS?
Sim, o artigo menciona que ‘Hotel Dusk: Room 215’ tem grandes chances de ganhar um remake devido a um recente pedido de registro de marca da Nintendo para o título. Além disso, um novo jogo da série ‘Rhythm Heaven’, ‘Rhythm Heaven Groove’, já foi anunciado para o Switch 2.
Como as características únicas do DS impactaram a jogabilidade dos jogos?
As duas telas, o touchscreen e o microfone embutido do DS permitiram aos desenvolvedores criar mecânicas inovadoras. Jogos pediam aos jogadores para tocar, soprar, deslizar e até “esfregar” a tela, ou usar o microfone para interagir com personagens, proporcionando uma imersão e diversão sem igual.