Filme de terror inspirado em Medusa começa a ser produzido

Mesmo com a vida recheada de tragédias, a mulher teve um final trágico na mitologia.

Não é de hoje que a mitologia grega vem servindo como pano de fundo para diversas produções cinematográficas, contudo, ainda há enredos que não dão aos personagens mitológicos o destaque que merecem. Desta vez, o portal Deadline informou que Medusa protagonizará um longa de terror… Isso mesmo, a mulher com cabelos de cobra vai assombrar os espectadores em breve.

Anna Chazelle acabou de assinar contrato para escrever, dirigir e produzir a obra ao Fangoria Studios. Até então não há título provisório e nenhum detalhe sobre o elenco, contudo, podemos esperar muitas surpresas e o grande mistério: quem interpretará a vilã protagonista?

Anna Chazelle, a principal responsável pelo desenvolvimento de Medusa.
Anna Chazelle na estreia de ‘La La Land’. (Imagem: Youtube/ Maximo TV)

“É fácil demonizar a Medusa, mas a vida dela está repleta de ódio justificado, tanto aos deuses que a criaram, quanto aos mortais que querem destruí-la,” afirmou Chazelle ao site. “Estou muito animada em me aprofundar no conto de seu nascimento no panteão grego e, esperançosamente, desafiar a definição amplamente aceita de que era como um mero monstro”. Armen Aghaeian, Tara Ansley e Abhi Goel também farão parte do desenvolvimento do filme, enquanto Phil Wurtzel se juntará ao time, como produtor executivo com a Friel Films. De antemão, vale destacar que a personagem foi uma das antagonistas de ‘Fúria de Titãs, de 2010.

Qual era a real aparência de Medusa? Bela ou assombrosa?

Basicamente, Medusa é definida como um monstro ctônico do sexo feminino, filha de Fórcis e Ceto. Ao contrário de suas irmãs, Euríale e Esteno, era mortal e quem olhasse para ela se transformava em pedra. Em contrapartida, mesmo sendo um dos nomes mais temidos de todos os tempos na mitologia, foi decapitada por Perseu, que utilizou sua cabeça como arma. Posteriormente, ofereceu o ‘troféu’ à deusa Atena, que a colocou em seu escudo.

Medusa tinha cabelos de cobra.
A figura de Medusa. (Imagem: Pixabay)

O acontecimento mais macabro em torno dessa lenda, é que Medusa estaria grávida de Poseidon, deus dos mares, no momento de sua morte. Para Jane Ellen Harrison, acadêmica britânica, a “potência somente se inicia quando sua decapitação, e aquela potência se encontra na cabeça; ela é, em outras palavras, uma máscara com um corpo acrescentado posteriormente a ela… a base do gorgonião é um objeto de culto, uma máscara ritual mal compreendida”.

Ainda hoje há diversos questionamentos em torno de sua aparência: enquanto os artistas gregos retratavam a personagem como um ser realmente monstruoso, os escultores e pintores do século V a.C passaram a enxerga-la como uma mulher bela, de traços fascinantes. Entretanto, ainda assim concordam que algo em seu semblante é aterrorizante. Para o poeta romano Ovídio, Medusa era “desejada por muitos pretendentes mortais e imortais”.

Sendo assim, a pergunta que não quer calar: como ela será retratada nos cinemas? Um mulher assustadora, ou aquele perfil encantador que deixa todos os homens aos seus pés? Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos filmes, séries e streamings, acompanhe o Cinepoca pelo Facebook e Instagram!

Mais lidas

Lucas Lobinco
Lucas Lobinco
Sou o Lucas, e minha paixão pelo cinema começou com as aventuras épicas e os clássicos de ficção científica que moldaram minha infância. Para mim, cada filme é uma nova oportunidade de explorar mundos e ideias, uma janela para a criatividade humana. Minha jornada não foi nos bastidores da produção, mas sim na arte de desvendar as camadas de uma boa história e compartilhar essa descoberta. Sou movido pela curiosidade de entender o que torna um filme inesquecível, seja a complexidade de um personagem, a inovação visual ou a mensagem atemporal. No Cinepoca, meu foco é trazer uma perspectiva única, mergulhando fundo nos detalhes que fazem um filme valer a pena, e incentivando você a ver a sétima arte com novos olhos.Tenho um apreço especial por filmes de ação e aventura, com suas narrativas grandiosas e sequências de tirar o fôlego. A comédia de humor negro e os thrillers psicológicos também me atraem, pela forma como subvertem expectativas e exploram o lado mais sombrio da psique humana. Além disso, estou sempre atento às novas vozes e tendências que surgem na indústria, buscando os próximos grandes talentos e as histórias que definirão o futuro do cinema.

Veja também