As animações, especialmente, são desenvolvidas para crianças, todavia, os adultos se encantam com as histórias infantis. Na maioria das vezes, elas abordam questões pertinentes, onda há uma lição de moral que nos faz refletir sobre determinado assunto, porém, nem sempre cumprem o seu papel. ‘Bee Movie’, de 2007, se encaixa nesse contexto.
Acima de tudo, a trama nos faz acompanhar Barry Benson, uma abelha que processa os humanos pela exploração dos insetos, onde comercializam o mel que produzem. Em outras palavras, ele trava uma batalha contra nós, entretanto, faz amizade com Vanessa, uma mulher que o ajuda e o defende. Inesperadamente, Barry e Vanessa começam a flertar, envolvidos por um clima sexual, ou seja, o longa cria um mote desnecessário para as crianças.
Jerry Seinfeld, dublador de Barry, produtor e co-roteirista de ‘Bee Movie’, confirma que isso realmente aconteceu. Em uma das cenas, Vanessa leva a abelhinha para um jardim e começa a fazer poses sensuais, querendo chamar sua atenção. Durante entrevista no ‘The Night Show’, Seinfeld aproveitou para se desculpar.
“Peço desculpas pelo que parece ser uma certa tensão sexual desconfortável e sutil entre Barry e Vanessa, em ‘Bee Movie‘. Não foi intencional, mas depois do lançamento, percebi que não era apropriado às crianças”, disse. “Barry tinha uma queda pela menina e era algo inocente, mas não queremos apoiar a ideia no entretenimento infantil”, finalizou ele, demonstrando arrependimento por essa parte polêmica do enredo.
A história de ‘Bee Movie’ surgiu a partir de um jantar
Na época, a obra recebeu o orçamento de 150 milhões de dólares, considerado um valor altíssimo para animações, contudo, não conseguiu fazer bonito nos cinemas. Com apenas 49% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, a produção ainda arrecadou somente 287,5 milhões de dólares ao redor do mundo.
Mais detalhadamente, Barry era recém-formado na faculdade e se frustrou ao perceber que só tinha uma escolha de carreira: fabricar mel. Quando descobriu que os humanos usufruíam do que ele e seus amigos batalhavam para fabricar, deu início a uma verdadeira guerra. Veja algumas curiosidades sobre o filme:
- Lázaro Ramos recebeu o convite para dublar o inseto protagonista, mas como estava trabalhando na novela ‘Duas Caras’, recusou a proposta. Sendo assim, o dublador brasileiro Guilherme Briggs assumiu seu lugar.
- ‘Melsalão’, um dos acontecimentos de ‘Bee Movie’, é uma paródia do ‘Mensalão’, esquema de corrupção brasileiro envolvendo repasses de fundos de empresas, que faziam doações a um determinado partido.
- Em uma cena, aparece um urso muito semelhante ao Pooh, assim como um porquinho igual ao Leitão, todavia, com camiseta azul.
- A ideia de criar o filme sobre abelhas surgiu através de um jantar entre Jerry Seinfeld e Steven Spielberg. Na época, o diretor gostou do título proposto, pois ‘Bee Movie’ soava como ‘B Movie’ (filme B).
- No segundo dia do julgamento que envolveu toda a história, o advogado que defendia a indústria do mel estava lendo o livro ‘A Vida Secreta das Abelhas’.
Cena polêmica entre Vanessa e Barry:
Então, você havia percebido a conotação sexual entre os personagens? Para ficar por dentro de todas as curiosidades que envolvem o universo dos cinemas, acompanhe o Cinepoca também pelo Facebook e Instagram!